sexta-feira, 1 de novembro de 2013

#23 Reflexo

O tempo custa mais a passar quando ansiamos que ele passe mais depressa, quando ansiamos que tudo ocorra como gostaríamos que ocorresse. Assim andava a Sara esperando que o tempo voasse até a sessão seguinte com o Ricardo, o seu desejo por liberdade, o desejo de mudar a vida que vivia era uma sede que de forma alguma podia ser saciada pela sua realidade mundana, tudo o que tinha feito até então não era o suficiente para aquilo que ela queria para si. O normal já não lhe bastava, ser mais uma no rebanho da humanidade, já não cabia na sua ideia de existir, ela queria encontrar um significado para a sua existência, perceber porque tinha vindo ao mundo, queria saber que contributo poderia aportar à realidade em que estava envolvida. Mergulhada nestes pensamentos, assim passou a semana e o dia da tão esperada sessão chegou finalmente. Tendo se dirigido para o local da sessão, chegando mais cedo um pouco para melhor se preparar, porque quando estava na presença do Ricardo algo nela, que não sabia explicar, despoletava uma sensação de desconforto,por um lado, e de harmonia por outro. Esta sensação contraditória alimentava a sua curiosidade por saber mais, por perceber a razão de tais sensações e o desejo de que ele a pudesse guiar ao encontro do melhor de si, de uma melhoria da sua vida. Foi recebida com um largo sorriso do Ricardo e conduzida à sua sala, dando assim inicio a mais uma sessão.
"Então como foi a sua semana?"
" Foi boa, dadas as circunstâncias. O tempo parece que se arrastava, sabe eu quero muito mudar, já chega de duvidas e incertezas na minha vida. Eu acho que mereço algo mais e melhor do que tenho tido até aqui e tenho a esperança que me possa ajudar nisso."
"Esse querer que refere é em si mesmo aquilo que a impede de obter aquilo que deseja, ainda que aquilo que deseja possa ser diferente daquilo que acha que deseja. Pois quanto mais forte é essa sensação de querer, aquilo que irá obter é um incremento dessa sensação de querer. Ou seja obtém mais do mesmo, pois onde colocamos a nossa atenção é aquilo que iremos obter, ainda que na maioria das vezes de forma distinta da que julgamos."
"Isso significa que não devemos querer nada?"
" Significa que devemos querer aquilo que já temos, dito de um forma melhor, devemos aceitar aquilo que somos e temos agora, neste momento. Pois essa sensação de querer afasta-a deste momento, impede-a de viver em pleno daquilo que é, pois aquilo que é só pode ser experienciado no agora, no momento presente, que é o único que existe. Tudo o resto é mera ilusão da mente. Quando se entrega ao momento presente e se experiencia como é, descobre que é perfeita assim como é, que tem tudo aquilo que poderia ter, que nada lhe falta. (Fazendo uma pausa) E como é que sei isso? Porque é o que é neste momento, se tivesse que ser outra coisa qualquer, então seria."
"Isso para mim é que é um problema, eu não consigo aceitar a minha situação atual, Não consigo, por muito que quisesse, não consigo. Aceitar que tenho de estar sozinha, que não me encaixo nos conceitos da sociedade sobre o que é esperado de mim, sobre o trabalho. Eu quero sentir que sou útil, que contribuo para um mundo melhor."
"Percebo a sua perspetiva, mas pode começar por aceitar que não consegue aceitar. Este é um primeiro passo de aceitação.Porque aceitar a sua situação atual não implica que se resigne ao que ela é neste momento, ou seja, não significa cruzar os braços e ficar sentada à espera que as coisas mudem ao seu redor para que a sua vida mude para melhor e possa ser uma mais valia para o mundo, como deseja. Pelo contrário aceitação é reconhecer que acontece aquilo que tem de acontecer em cada momento e que é perfeito que assim seja, pois aquilo que varia é apenas a nossa perceção do que ocorre em cada momento. Enquanto humanos, acreditando ser esta ideia de limitação de ser uma personalidade que vive embutida num corpo. não temos uma visão alargada, uma visão do todo, que nos permita entender porque acontece o que acontece, pois se tivéssemos essa visão perceberíamos como tudo é perfeito e simples, assim como é."
"Pois, e como é que eu consigo ter essa clareza de pensamento que tem? Como consigo ter essa certeza de que me fala? É isso que eu quero, que eu procuro." 
" A minha resposta às suas questões é que não pode, nem consegue ter isto e a razão para isso é muito simples, porque já é tudo isso, já possui em si todas essas certezas, a sua essência é perfeita, ela não conhece a duvida, ela não concebe o conceito de duvida. E permitindo-se conhecer de verdade, entregando-se à sua essência, verá se dissiparem todas as ilusões. E isso acontecerá quando tiver de acontecer, quando estiver preparada para que isso aconteça. Tudo o que acontece na nossa realidade só acontece porque estamos preparados para lidar com isso e temos todos os recursos para lidar como essas situações, por muito difíceis que nos pareçam à partida. De outra forma não aconteceriam". 
O Ricardo recomendou à Sara como tarefa, até à seguinte sessão, observar os pensamentos que surgem na sua mente, apenas observar, fazendo-o o mais que pudesse. Assim foi ela em direção à sua casa, inundada de pensamentos que repetiam aquilo que ouvira na sessão, esses pensamentos estavam a trabalhar nela, ela não os controlava, eles surgiam em catadupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário